Líderes

2018/2019 

Escola Secundária Alves Redol
Escola Básica do Bom Sucesso
Escola Básica D. António de Ataíde
Escola Secundária de Gago Coutinho
Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz Castelo Branco
Escola Básica Padre José Rota
Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães
Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos
Escola Básica e Secundária de Vialonga

“Boa tarde!

Em especial boa tarde ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a todo o Executivo Municipal presente.

O meu nome é Jaqueline e apresento-me diante de vós, em representação destas 800 pessoas.

Fazemos parte do projeto Walk the Global Walk, promovido em Portugal pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a AIDGLOBAL, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, e todos juntos formamos uma equipa que acredita que temos o poder e o dever de mudar o mundo!

Através do Walk the Global Walk conhecemos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; vimos e debatemos ações da Humanidade, no seu pior; indignámo-nos; chorámos, por vezes, ao darmo-nos conta do que estamos a fazer enquanto seres humanos… mas levantámos a cabeça, ouvimos atentamente todos aqueles que nos disseram que nós podemos fazer a diferença! E que devemos começar por nós próprios e no nosso meio circundante.

Sentimos crescer dentro de nós uma enorme vontade de mudar, de transformar, de equilibrar a balança com a nossa força conjunta, e começámos um caminho que sabemos que é para a vida: um compromisso connosco, com os outros, com o mundo!

Criámos movimento nas nossas escolas e nas nossas comunidades, sensibilizámos, limpámos, debatemos… e vamos continuar a fazê-lo! Mas hoje chegou o dia de sairmos todos juntos à rua, alunos, professores, trabalhadores, munícipes… seres humanos que querem um futuro, mas não um futuro qualquer; queremos um que tenha humanidade!

Somos, na maioria, jovens munícipes que acreditamos que vamos transformar o mundo, jovens que querem deixar uma marca à sua passagem!

Somos novos é certo, mas queremos que os nossos filhos, os nossos netos e todos os nossos descendentes se lembrem de nós como a geração que não baixou os braços, a geração que arregaçou as mangas e lutou por um mundo justo, por um planeta que não é um recurso para ser explorado mas sim o nosso maior bem, que deve ser cuidado!

Por tudo isto hoje caminhamos nas ruas da nossa cidade.

Queremos unir as vozes destas 800 pessoas e formar uma corrente positiva de pensamento e ação!

Obrigada por nos proporcionarem esta oportunidade!

Obrigada aos professores por serem apoio, exemplo e inspiração!

Eu, o Gonçalo, a Maria, a Catarina, a Fabiana e o professor Rui Verdial constituímos a Delegação que irá representar Portugal na 1ª International Summer School. E, por isso, em nome de todos convidamo-los a juntarem-se a nós nesta Caminhada.” Jaqueline, Embaixadora ODS, 15/05/2019

Este website foi produzido com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da inteira responsabilidade dos autores e não reflete necessariamente as opiniões da União Europeia.

Este website foi produzido com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da inteira responsabilidade dos autores e não reflete necessariamente as opiniões da União Europeia.