Líderes 2018/2019 

Escola Secundária Alves Redol
Escola Básica do Bom Sucesso
Escola Básica D. António de Ataíde
Escola Secundária de Gago Coutinho
Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz Castelo Branco
Escola Básica Padre José Rota
Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães
Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos
Escola Básica e Secundária de Vialonga

Discurso lido pela jovem líder Jaqueline Malonga,  frente ao Executivo Municipal de Vila Franca de Xira, no dia 15 de maio de 2019, em plena Caminhada Global ODS – por Comunidades e Cidades Sustentáveis (ODS 11)

“Boa tarde!

Em especial boa tarde ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a todo o Executivo Municipal presente.

O meu nome é Jaqueline e apresento-me diante de vós, em representação destas 800 pessoas.

Fazemos parte do projeto Walk the Global Walk, promovido em Portugal pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a AIDGLOBAL, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, e todos juntos formamos uma equipa que acredita que temos o poder e o dever de mudar o mundo!

Através do Walk the Global Walk conhecemos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; vimos e debatemos ações da Humanidade, no seu pior; indignámo-nos; chorámos, por vezes, ao darmo-nos conta do que estamos a fazer enquanto seres humanos… mas levantámos a cabeça, ouvimos atentamente todos aqueles que nos disseram que nós podemos fazer a diferença! E que devemos começar por nós próprios e no nosso meio circundante.

Sentimos crescer dentro de nós uma enorme vontade de mudar, de transformar, de equilibrar a balança com a nossa força conjunta, e começámos um caminho que sabemos que é para a vida: um compromisso connosco, com os outros, com o mundo!

Criámos movimento nas nossas escolas e nas nossas comunidades, sensibilizámos, limpámos, debatemos… e vamos continuar a fazê-lo! Mas hoje chegou o dia de sairmos todos juntos à rua, alunos, professores, trabalhadores, munícipes… seres humanos que querem um futuro, mas não um futuro qualquer; queremos um que tenha humanidade!

Somos, na maioria, jovens munícipes que acreditamos que vamos transformar o mundo, jovens que querem deixar uma marca à sua passagem!

Somos novos é certo, mas queremos que os nossos filhos, os nossos netos e todos os nossos descendentes se lembrem de nós como a geração que não baixou os braços, a geração que arregaçou as mangas e lutou por um mundo justo, por um planeta que não é um recurso para ser explorado mas sim o nosso maior bem, que deve ser cuidado!

Por tudo isto hoje caminhamos nas ruas da nossa cidade.

Queremos unir as vozes destas 800 pessoas e formar uma corrente positiva de pensamento e ação!

Obrigada por nos proporcionarem esta oportunidade!

Obrigada aos professores por serem apoio, exemplo e inspiração!

Eu, o Gonçalo, a Maria, a Catarina, a Fabiana e o professor Rui Verdial constituímos a Delegação que irá representar Portugal na 1ª International Summer School. E, por isso, em nome de todos convidamo-los a juntarem-se a nós nesta Caminhada.”

Jovens líderes ODS – Ano 1 do projeto Walk the Global Walk

Este website foi produzido com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da inteira responsabilidade dos autores e não reflete necessariamente as opiniões da União Europeia.

Política de Privacidade | © AIDGLOBAL 2019

Este website foi produzido com o apoio financeiro da União Europeia. O seu conteúdo é da inteira responsabilidade dos autores e não reflete necessariamente as opiniões da União Europeia.

Politica de Privacidade  | © AID GLOBAL 2019